03/02/11

Empregos inuteis(?) - O Timoneiro

É para aí a 5ª vez que venho para aqui para o blog fazer o meu discurso " blá blá blá desculpem a ausência, não volta a repetir e não sei quê". Desta vez não o vou fazer. Porque nesta altura do campeonato não sei quando voltarei aqui a postar coisas. Tanto pode ser hoje como em Outubro. Mas o que interessa é que sempre que o faço tenho um prazer enorme em partilhar com vós desse lado. Vamos a isto então.

O que quero eu seguir da vida? Mundo do espectáculo. Actor e argumentista de preferência mas quiçá a realização ou encenação, se surgir a oportunidade. É um mundo bastante complicado. Conheço várias pessoas na área e pode não ser um desgaste fisico maior do mundo mas mental podem ter a certeza que é. Muitos trabalhos são cansativos. Quer seja estar todo o santo dia na caixa do Pingo Doce a ouvir "Piip, Piip, Piip", quer seja a entregar revistas porta a porta, ou até a trabalhar num escritório. Mesmo nunca tendo um emprego, sou estudante. E acaba por ser o meu emprego também. Exige o esforço e a concentração de todos os outros. Mas em relação ao resto só poderei falar quando arranjar um. Mas por mais que falemos, à sempre aquelas pessoas que têm empregos que nós ficamos parvos a falar para aquilo: " Isto até eu fazia!". Provavelmente em várias alturas já o dissemos. Eis alguns exemplos.

O desporto exige muita força física ( que eu não possuo). Dou-vos o exemplo do remo, que não só exige esta força física como uma coordenação imprescindível, visto que não se rema sozinho e sim em equipa. Agora, já algum de vós reparou quem mais está no barco enquanto eles fazem o esforço, que está no cantinho da embarcação, gritando:

VAI! VAI! VAI! VAI! VAI!

Esta pessoa é denominada de timoneiro. Das duas uma: ou o individuo não tem força nos braços para se juntar aos remadores, ou é preguiça. E estou mais inclinado para esta segunda.

"Ah e tal, ó David, mas eles estão lá por que aquilo tem um ritmo e um individuo tem de manter essa coordenação."

A isso respondo: tretas
Ele está lá porque é pago para constatar o óbvio. Sabem aquelas piadas conhecidas tipo:

-Estavas a dormir?
-Não, estava a treinar para morto.

É mais ou menos isso. Porque se pensarmos bem, a única coisa que estes individuos fazem é dizer o que os remadores já sabem que têm de fazer.

-REMEM! REMEM! REMEM!
- Não, vamos fazer uma orgia, pode ser?

E para apoiar ainda mais esta teoria vem o nome "timoneiro". Analisemos esta palavra etimologicamente:

Timon vem da personagem com o mesmo nome, do filme " O Rei Leão", cuja norma de vida era "Hakuna Matata" que em savanês signfica " não fazer nada da vida".

"Eiro" vem do final da palavra " letreiro", cujo o unico propósio é estar dia todo parado a ver o que o rodeia e a dizer sempre a mesma coisa

Portanto, eu tenho razão!

Estive aqui a pesquisar intensamente ( que nos dias de hoje se traduz por " fui à Wikipedia") e descobri que depois das regatas é costume atirar os timoneiros à água. E isto por uma só razão. Porque estão fartos de o ouvir, ora pois!

-REMEM! REMEM SÓ MAIS UM BOCADINHO TÁ QUAAAAAAAAAAAAH!!!!

( SPLASH)

-EPÁ CALA-TE!

Deixem me acabar por dizer que apesar de tudo acho que faz falta.Não só ao desporto, como a outras áreas da sociedade. Digam lá se não era do catano pôr um gajo ao lado do José Sócrates a toda a hora:

GOVERNA! GOVERNA! GOVERNA! PARA DE FAZER MERDA! GOVERNA! GOVERNA!

DC