05/07/11

Spoiler

O ser humano tem uma tendência e um prazer tão enorme de contar coisas uns aos outros. Temos desejo de o fazer porque gostamos de contar coisas e ver a cara das pessoas quando ouvem o que temos para dizer. Mas muitas vezes, e nem o fazemos inconscientemente, contamos coisas que não deviamos contar, recebendo por vezes sonoros: "EI!!! EU AINDA NÃO VI!!"

Mas digam o que disserem todos temos prazer em contarmos o que vimos e achámos piada. Mesmo ( e sublinho MESMO) que a pessoa ainda não tenha visto. E com os tempos surgiu o termo spoiler. E o que quer exactamente o termo "spolier"? Ora bem, segundo a minha incrivelmente fiável designação é, e cito:

Individuo que gosta de contar coisas que estraguem o efeito surpresa, podendo dar-se em situações da vida real ou em filmes, series e outras formas de entretenimento a pessoas que ainda não visionaram a tal obra. Pessoa a quem apetece, frequentemente, dar um murro no nariz.

Quer queiramos quer não, todos nós já o fizemos ao longo da nossa vida. E pode ser contarmos uma pequena parte de alguma coisa ( uma cena de um filme, uma piada de uma série). Ou chegar ao extremo e contar como é que a porra acaba. Eu falo por mim mas tento ao máximo não ser spoiler, até porque podemos fazê-lo sem tendo qualquer percepção de que a pessoa a quem estamos a dizer, não faz puto de ideia do que acontece. Pode acontecer,tal como pode acontecer estarmos na presença dos spoiler intencionais que usam o argumento "Desculpa mas tenho de te contar isto!". E vemos que têm porque estão a tremer, tanta é a vontade de transmitir isso ao outro individuo. Estamos perante dos spoilers intencionais. Estes são aqueles que o fazem não acidentalmente mas com total consciência de que a pessoa com quem falam não tem conhecimento. Depois há tambem aqueles que não se importam de levar com os spoilers e que, a maior parte das vezes, até pedem que lhes contem o que tem a dizer. São os chamados "spoilers masoquistas". Por vezes misturam-se todos. Existe o que spoila sem querer, o que quer spoilar, o que não se importa de ser spoilado e o desgraçado que acaba sempre por dizer: "OPÁ! EU AINDA NÃO VI!!

Poderão vocês perguntar-se porque é raio é que eu vim agora com este assunto. Pois bem, eu ando a acompanhar o programa "Último a Sair" na RTP, um programa de humor com um conceito de reality show em que os concorrentes vão sendo expulsos. Adoro o programa e desde que começou tenho acompanhado tudo. Acontece que o programa tem página no Facebook e numa das minhas visitas à página,há cerca de duas semanas, deparei me na secção de comentários com uma senhora ( a quem eu muito simpaticamente só posso chamar "besta") que sai-se com esta.

" Eu li numa revista que os finalistas vão ser _______, ____________ e ____________. E quem ganha é _______"

(Tomei a liberdade de fazer o que está correcto, ou seja o que a mulher devia ter feito, e não contar o que li, não vá algum fã do programa que não sabe, estar a ler isto)

Primeiro, chamem-me o que quiserem mas sou um defensor que as publicações periódicas deviam de estar proibidas de contar seja o que for acerca do que se vai passar nos programas de TV. É certo que só lê quem quer mas estraga a integridade ao conceito de programa de televisão. É o mesmo que ir comprar uma revista de cinema para ler o fim dos filmes. Não faz sentido nenhum. E se as pessoas não gostam de saber como acaba um filme, porque carga de água é que querem saber como é que acaba a novela da TVI? Não sou fã de novelas mas mesmo sendo programas de qualidade inferior são produções com um minimo de esforço e não merecem ser estragadas desta maneira. Não perdem audiência ( pelo contrário serve apenas como mecanismo para a aumentar visto que as pessoas vão ver não por não saberem mas exactamente por o saberem)mas é incrivelmente imbecil . E agora venho a saber que a porcaria das revistas cor de rosa vem contar o que se vai passar em programas de jeito. Podem me dizer que são os próprios indivíduos das estações que mandam as informações acerca das novelas, mas dou-vos quase a certeza absoluta que à malta do "Ultimo a Sair" não lhes interessa estragar o fim, porque é uma serie que reside muito no factor surpresa. E eu pergunto mais uma vez: para quê?
As pessoas se acompanham, vão ver na televisão! Não há qualquer razão para dizer quem morre ou quem é é atropelado e fica em coma nessa semana. Tudo bem, podem mostrar o que vai basicamente acontecer no episódio. Se querem contar o fim às pessoas, sugiro que o façam na rua, com megafone. Ao menos assim tem piada.

Em segundo lugar minha senhora, você droga-se? Que pessoa no seu perfeito juízo vai a uma página de fãs de um programa e diz quem ganha a porra do dito cujo? E que tal quando você estiver a jogar cartas eu for a sua casa, olho para o seu jogo e grito:

"Olha ela tem dois seis, um ás, um valete, 2 três e 3 cincos!|"

Quer que eu faça isso? Ah pois não havia de querer! Então para quê ir estragar o factor surpresa aos outros, hein? Leu na "Maria"? Óptimo! Fique com a comunicação social merdosa para si. Se me dissesse que a Cinha Jardim pôs esta semana um ovo com botox, eu estava me a borrifar. Agora,, ir para a página do programa e dizer o fim, tenha dó , minha senhora! Pode haver quem goste de saber quem ganha mas se nos verdadeiros reality shows não se sabe, porque é que raio haveria de se saber também?

É por isto que eu tenho cada vez menos dúvidas que o ser humano é estúido até dizer chega. Faz as coisas e depois corre para ir contar mesmo sem os outros terem visto nada. Somos mesmo idiotas. Somos mesmo muito idiotas. Mas olhem o que se há de fazer? Não deixo de apreciar as coisas mesmo sabendo como acabam. Agradeço à senhora que contou a mim e a milhares de fãs como o programa que tanto gostamos acabará. Ah e mando-a para um sitio também mas isso fica para outra vez.DC

PS: Ao longo do texto, escrevi "Spolier" em vez de "Spoiler". Isto deveu-se à minha preguiça para rever o texto. Como essa preguiça se mantem, considerem que faz parte da piada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar aqui. Vá, nós não mordemos. Às segundas, pelo menos.