30/09/10

Pequenas escritas

Sempre gostei de escrever. A certa altura da minha vida parei mas quando me juntei ao Bananaphone voltei a ganhar gosto pela escrita. Lembro me de ser pequeno e escrever grandes composições, com histórias até bem imaginativas. Encontrei há tempos uma delas no meu baú das recordações e por isso vou mostrá-la aqui e fazer uma auto critica. Confesso que até em adolescente escrevi coisas bem estranhas. Mas a que vos vou mostrar hoje,quer me parecer, bate todos os recordes.

Encontrei um dos meus cadernos da primária, do 3º ano mais precisamente, (agora que estou no Ensino Superior, vejo que os 10 anos que passaram desde essa altura, passaram rápido como o raio...). Começo a folhear e vejo lá algumas composições ( em breve mostrar-vos-ei outra), contas, cópias, enfim, coisas de aluno da primária. Quando de repente, vejo uma composição que me trouxe muitas recordações. Lembro me de a escrever e muito bem até. Dêem lá uma olhadela a :

O gnomo, o passarinho e o cão

Era uma vez um gnomo que era muito alegre chamado Bernardo. Nesse momento havia um passarinho que cantava alegremente. Nisto passou o gnomo e perguntou:

- Porque estás a cantar?

-Porque eu gosto muito de cantar.

-Como te chamas?- pergunta o gnomo

- Piu-Piu

Mas de repente apareceu um cão, que não era muito esperto. Estavam o Piu Piu e o Bernardo a conversar, quando apareceu o cão e ficou atrás deles. Porque o cão queria comer o passarinho e o cão disse:

- Eu hei-de te apanhar, pássaro!

Ele chegou ao pé do Bernardo e disse:

- Meu caro amigo, acho que quer ficar num hotel de luxo. Vem comigo!

- A sério?- disse o Bernardo

- Claro um hotel só para ti

Nesse momento o Piu Piu gritou:

- É mentiiiira!! Diz a verdade, cão!

- Está bem. Na verdade eu queria comer o passarinho.

Então o Bernardo disse:

- A gente desculpa-te. Mas com a condição de não voltares a caçar animais,

- De acordo!

E viveram felizes para sempre.

Realizado por David Carrão, lá para o ano de 2000 ou 2001

As personagen, a história, as palavras, as concordâncias verbais... ESTÁ SUBLIME!


Começo pelo titulo. "O gnomo, o passarinho e o cão". Querem titulo mais estranho? Não digo que estivesse sobre o efeito de alucinógenicos porque nem sequer sabia o que isso era, há 10 anos atrás. Mas pronto tudo bem, é o menos.

Para aqueles que não tiveram paciência de ler a história, começa com um gnomo alegre ( que hoje em dia tem outro nome, mas tudo bem) chamado, vai se lá saber porquê, Bernardo, que vai a andar e vê um pássaro que está cantar. Como qualquer gnomo razoável. pergunta-lhe porque está a cantar.O pássaro, de forma extremamente original chamado Piu-Piu, diz lhe que está a cantar PORQUE GOSTA MUITO DE CANTAR!
Melhor resposta de sempre! Enquanto eles conversam há um cão que os observa, porque quer comer o pássaro.

Em relação ao cão, 3 coisas:

1º Porque raio é que eu escrevei " quando apareceu um cão e ficou atrás deles". Então mas se o cão se pôs atrás deles, porque é que eles não o viram? Os cães ainda são razoavelmente grandes. A não ser, lá está, que o cão fosse um chiuaua.

2º Vê-se que eu via demasiados desenhos animados, não é? Senão porque iria eu por o cão a dizer " Eu hei-de apanhar-te, pássaro!". Faz lembrar o blá blá blá do Team Rocket quando queria apanhar Pokemons. A não ser, pensando bem agora, que o pássaro e o cão já tivessem um historial de antagonismo. Aí já faz algum sentido, a interjeição do vilÃO.

3º Se o cão queria comer o Piu-piu, porque carga de água é que ele ofereceu uma estadia gratuita num hotel de luxo AO GNOMO'?? Mas tu queres ver que não só o cão mudou de ideias em relação à vitima, como o sentido da palavra comer é puramente sexual?
Ai, que esta criança tinha problemas de taradice! Claro que há sempre a hipótese de ele querer afastar o gnomo e ingerir, de facto, o pássaro.

Entretanto, o pássaro viu que o cão estava a aldrabar o Gnomo Bernardo e gritou:

"É mentiiiira!! Diz a verdade, cão!"

Primeiro, adoro a forma como escrevi "mentiiiira". É um conotação para o tom alarmista e dramático com que o bicho está preocupado, "NÃO VÁS!!!É UMA ARMADILHA!!"

Segundo, "Diz a verdade, cão"???? Desde quando é que o meu eu de 7 anos, escreve cenas de máfia?? Não parece?

- Não existe nenhum hotel, pois não, seu sacana?
- Nunca direi!
- Tu não me mintas!
- De mim não vão tirar nada!
- Ai porra!!! Diz a verdade, cão!

O cão, como eu disse, não era mesmo nada esperto e nem sequer tentou continuar com o plano. E, de forma algo parva, ainda disse que queria comer o pássaro. Este canideo nos interrogatórios da PJ não se safava.

Como é uma história para crianças, claro que nada de mal acontece, e o gnomo Bernardo desculpou-o, até dizendo: "A gente desculpa-te. Mas com a condição de não voltares a caçar animais". O cão respondeu " De acordo!", o que significa que eu andava a ver demasiados desenhos animados dobrados em espanhol no Canal Panda.

E como toda a boa história que começa com "Era uma vez", esta também termina com " E viveram felizes para sempre", o que é uma das maiores mentiras de sempre porque a esperança média de vida de um cão é 14 anos, a de um pássaro 10 e os gnomos não existem.

Bom, espero que tenham gostado. Eu gostei de escrever a história no inicio do século, e gostei de me auto criticar. Brevemente vou por uma ainda melhor, que tambem escrevi na escola primária. Por isso estejam atentos aqui ao blog!DC