Olá e sejam ben vindos à primeira carrónica de 2010! E nada melhor que começar este ano novinho em folha do que este tema espectacular.
Os úlltimos 50 anos e tal foram marcados por acontecimentos tão grandiosos que mudaram a nossa visão do mundo como o conheciamos. A criação de um livro que documentava os recordes alcançados por seres humanos ou não humanos, locais, países e basicamente tudo. O livro dos recordes do Guiness , Guiness World Records, surgiu em 1954, pelo senhor Hugh Beaver, quando começou a questionar qual seria o pássaro mais rápido do mundo. Da velocidade das aves, chegou-se a outros temas e o livro do Guiness tornou-se uma verdadeira enciclopédia de recordes mundiais, chegando ele próprio a bater dois recordes : o da serie de livros mais vendida de sempre e o de livro mais roubado nos EUA.O livro mais roubado a nivel mundial é a Biblia...
Ironicamente, o senhor Hugh Beaver ( que em português se poderia traduzir por Hugo Castor) era o proprietário e criador da cerveja Guiness, o que pode explicar a origem deste estupendo conceito livral.
- Meu, tou tão bêbado, meu!
- Ih! Pois tás! Ou melhor, vocês dois tão!
- Epa agora tive uma ideia, tipo, de génio! E se eu tipo, criasse uma coisa para pôr recordes?
- Espectaculo, meu!
Entrar no livro do Guiness é considerada uma honra enorme e não só dá prestigio a quem dele passa a fazer parte como dão uma bela quantia em dinheirinho para quem bata recordes. E se o Guiness World Records mostra recordes tão interessantes como o homem mais alto ou a mulher mais baixa ou a pessoa mais velha ou a maior galáxia entre outros, tem também a honra de distinguir, por exemplo, a maior distância para lançar bosta de vaca. Ou o menor tempo para fazer leite com chocolate com o nariz. Aliás, muitas vezes o livro do Guiness é conhecido pelo insólito de alguns dos recordes. O fabuloso que é ver um individuo a chupar uma embalagem de Ketchup Heinz em 28 segundos! Que estonteante é observar um homem a comer 60 e tal minhocas num minuto!
Mas não pensem que não gosto ou que sou contra o livro do Guiness! Muito pelo contrário: uma das coisas que mais me entusiasmava em criança era tudo o que tivesse a ver com recordes do Guiness. Ah! O quanto ler o livro do Guiness durante horas a fio me dava um prazer que só não era perto do orgásmico porque eu não faza ideia do que era isso. Houve até uma altura em que dava o programa de televisão nas madrugdas da SIC. Não perdia nenhum! Uma das melhores recordações que tenho foi o que eu vibrei quando vi um homem fazer uma sanduiche com os pés em menos de 1 minuto e meio. Ou quando um senhor encheu a boca de leite, depois encheu-a de chocolate, abanou um pouco e libertou leite com chocolate pelo nariz. E bebeu...
Ou o senhor japonês que conseguiu fazer um cubo de Rubik em 3 minutos e tal com os olhos vendados.
Bem, este Natal ofertaram-me um jogo para a Wii que é " Guiness World Records: The Videogame"
Não se pode esperar muito mais de um jogo sobre o Guiness: 36 minijogos de verdadeiros recordes mundiais actualmente detidos, provavelmente por individuos sem vida sexual .Por um lado temos minijogos que parecem normaizitos como " Maior Salto em altura numa BMX " ou "Maior salto de mota"ou ainda " Menor tempo para rebentar 100 balões". Depois temos jogos tão excitantes e bestiais como:
" Menor tempo para comer 10 baratas", "Maior arroto", "menor tempo para comer um avião", " Maiores unhas"," Maior tempo com um autocaro equilibrado na cabeça", Maior número de melões partidos com a cabeça", Menor tempo para rasgar 5 listas telefónicas".
E muitos mais. E apesar de tudo, o jogo é viciante como o raio. E de repente damos por nós a ficar danados quando lançamos mal a bosta de vaca ou falhamos o lançamento da máquina de lavar roupa! E às tantas já quebrei recordes mundiais e uns quantos nacionais.
Reparem que houve até uma altura em que eu, David Carrão, sonhei entrar para o livro do Guiness. Não, não foi como " Individuo mais parvo do mundo".Houve uma altura em que eu quis entrar com a "Maior Colecção de bonés". E acreditei piamente que era capaz de quebra-lo um dia. Eu tinha uma orgulhosa colecção de 34, a é ao dia fatidico em que descobri que o recorde era de cerca de mais 25000...
A magia do livro dos recordes... Bonito, não é? E assim acaba mais uma espectacular carrónica. Se conseguirem, quebrem um recordezito edepois digam alguma coisa!DC