Uma religião, por si mesma, é algo de complicado. É complicado de se perceber, é complicado de respeitar e é complicado de pertencer, às vezes... Uma religião acredita, por norma, num ser qualquer que mantém a ordem num determinado universo, que faz a manutenção do seu funcionamento e que faz com que tudo esteja muito certinho. É para esse ser que as pessoas com religião se viram quando estão com problemas e fazem-lhe pedidos para coisas que precisam.
Pois bem, encontrei a minha religião. É tão simples que nunca pensei que pudesse perceber tão facilmente que eu pertenço de facto a essa religião desde que nasci! Meus amigos, a partir de hoje sou Portuguesista. O meu ser ordeiro chama-se Segurança Social. Vejamos, então.
O sistema burocrático português, por si mesmo, é algo de complicado. É complicado de se perceber, é complicado de se respeitar e é complicado de se pertencer, às vezes. O sistema burocrático português, vulgo Portuguesismo, tem vários órgãos adjacentes a si. Um deles é a Segurança Social. A Segurança Social é um ser estranho que mantém a ordem no universo familiar e social de uma pessoa, que faz a manutenção do mesmo e faz com que tudo esteja sempre muito certinho e em ordem. A esse ser, à Segurança Social, quem pode, dá uma dízima mensal para garantir que, na altura devida, possa viver em paz e sossego. Quem não pode ficará num limbo de miséria chamado Rendimento Mínimo, em alguns casos, noutros Pensão de Sobrevivência. É para esse ser, a Segurança Social, que as pessoas se viram quando precisam de qualquer coisa. Hoje descobri que resulta virar-me para a Segurança Social. Precisava urgentemente de um papel, perdi uma manhã (o equivalente nas outras religiões ao período da reza) para o ter, mas descobri que virando-me para o ser que é a Segurança Social resultou e agora tenho o dito documento em minha posse! Meus amigos, minhas amigas, minhas pessoas amigas que são hermafrodites, hoje descobri o Portuguesismo. Hoje virei-me para a palavra da Segurança Social. Hoje perdi duas horas e meia da minha vida, mas descobri o caminho, a luz e a esperança! Meus amigos, viva o sistema complicado do Portuguesismo! Viva a Segurança Social e mais o seu sistema burocrático! Viva os outros "deuses" todos espalhados por aí como tentáculos de papel desse grande polvo que é a burocracia! Viva! TM