Ah, Novembro! O mês em que começa a parecer mesmo Outono. As folhas a cair, o ventinho mais para o desagradável, os dias mais curtos, o Natal. Espera aí... o que é que está mal na frase anterior? Ah, já sei! As folhas já caem em Outubro. Mas a parte do Natal também tem que se lhe diga.
Não é a primeira vez que o escrevo aqui e certamente não será a última: o Natal começa em Setembro, actualmente, cerca de 3 meses antes. Não digo que ache mal a publicidade natalicia prematura porque não acho. Mas não é o Natal que está em causa. É o dinheiro. A cheta, a massa, o papel, o pilim que interessa nesta altura. A maior parte das pessoas já respondeu à questão: " Para ti o que é o Natal?". E a resposta, não importa de quem , vai sempre neste nivel:
" É uma época de paz e amor, de dar e receber e receber e dar, na qual todos são dadores e receptores. É altura de estar com a familia".
Mas lá no fundo no fundo, dependendo das pessoas, comé óbvio, o que importa são, acima de tudo, as prendas. Muito pouco gente diz:
" As prendas não me interessam nada. O que importa é o espirito da época"
As pessoas que dizem isto estão a dizer uma mentira pegada. Não é muito grande mas é. Porque não me parece que não haja nenhum ser humano( e até alguns animais) que não goste de receber uma prendinha. E, sejamos sinceros, acham que o Natal era o mesmo sem as prendas?
Não era, porque nos dias de hoje é tudo o que é o Natal. Se o forem perguntar a uma criança( que convenhamos são os seres mais honestos e, por vezes, crueis do planeta) ela é capaz de responderque é uma altura de paz e amor e blá blá blá. Mas também é uma época de prendas. E isto porque é verdade.
Longe vão os tempos em que o Natal se limitava a um longo jantar com a famelga toda à volta da mesa a contar histórias e a rir já sobre o efeito do alcool e se trocavam algumas prendinhas. O Natal agora é ir 3 ou 4 dias antes do dia 25 de Dezembro aos Centros Comerciais e encher as veias de stress porque não sabemos o que vamos dar às pessoas. E no fim damos por nós a telefonar a alguém a dizer:
" Gostas do livro novo do Dan Brown? Óptimo, então é isso que te vou dar no Natal"
O que é feito do secretismo? Uma prenda não é suposto saber-se o que é. Se não não se chamava prenda. Chamava-se " Toma", porque mais valia comprar com a pessoa ao lado e dar-lha dizendo "Toma!".
Eu não acho mal isto de se começar a falar do Natal antes do tempo. Mas a única razão pela qual se fal é para dar algum lucro, até porque é mesmo um dos propósitos da época natalicia.
Eu adoro a época natalicia. Acho que é das épocas mais mágicas do ano e, apesar do que se tornou com os tempos, eu acho que as pessoas ficam diferentes, É como se houvesse magia no ar. É como se nos tivessem lançado um " Wingardium Leviosa" a nivel global. É bonito...
Vou acabar falando dos já habituais anuncios dos hipermercados. Este foi o primeiro ano em que um anúncio da Leopoldina não me irritou profundamente.Só irritou um bocadinho. Para já a Leopoldina fez uma cirurgia qualquer, porque tem mamas, um corpo melhor que a Lara Croft e não tem asas. O que é um bocado irónico e estúpido porque a Organização do anúncio se chama Ordem das Asas. ENTÃO MAS SE WLA JÁ NÃO TEM ASAS! Estes senhores do C_ntinente realmente... então o primeiro ano em que tornam a boneca digna da capa da"Playboy"aumentando osseios e retirando as longas asas, e chamam àquilo " Ordem das Asas"?
Mas tenho que realçar que o anúncio não é totalmente mau. A ideia até está engraçada. E devo dizer que é o melhor anúncio da Leopoldinaaté agora. Mostra as suas qualidades e ajuda o C_ntiente a ganhar dinheirinho.
E por fim temos a Popota. A Popota sempre me irritou muito menos do que a Leopoldina. Mas este ano a coisa inverte-se. O anuncio deste ano desta hipopotama com uma ligeira paralesia cerebral está muito muito... não consigo encontrar sequer adjectivo...
A música do !Wegue Wegue" original já é irritante. Agora assim... Bem eu nem vou dizer mais nada...
O Natal é o lindo dia. Por isso desejo a todos um Feliz Natal, um Próspero Ano Novo, uma Boa Páscoa, umas estupendas Férias de Verão e um Bom Regresso às aulas.DC