15/04/12

Os Grandes Portugueses

Começo a dizer que acho que há duas coisas que são erradas: primeiro, que todos temos uma criança dentro de nós; segundo, que não nos esforçamos o suficiente.

Não, este não é um post acerca da crise financeira. Este é um post a propósito de portugueses. Após muito pensar, acho que cheguei a uma conclusão interessante. É tão interessante quanto inesperada. E, por mais giro que pareça, responde àquilo que afirmei logo ali em cima, em itálico.

Ora bem, os portugueses são estúpidos.

Não é um tipo de estupidez comum e vulgar, atenção. É um tipo de estupidez único, impossível de emular noutros sítios do planeta. Isto porquê? Porque - ao contrário do que se diz com crianças - os portugueses têm palhaços dentro deles. Não bons palhaços. Não aqueles de cara pintada de branco que, numa festa, faz rir metade da plateia enquanto a outra metade vai ter pesadelos à noite. Não. São aqueles palhaços mesquinhos, que estão prontos a pisar os calos ao vizinho e tramá-lo de tantas formas quantas sejam aquelas a que tem acesso. Os portugueses são aquele tipo de pessoa que faz mal, sabe que está a fazer mal, sabe que não devia fazer o que está a fazer porque prejudica os outros, mas faz à mesma porque dá um gozo do caraças.

Os portugueses são aqueles que têm o sapato desapertado, tira os cordões e faz uma corda entre dois postes para alguém tropeçar.

Os portugueses esforçam-se, verdadeiramente, para conseguir fazer o mal a outras pessoas; esses são geralmente portugueses e vão, também eles, fazer mal a mais não sei quantos; e assim sucessivamente, em bola de neve, até alguém morrer.

Sim, porque acho que só parará aí, um dia. "Então, mandaste a tia Clotilde da janela?"

E é só porque a tia Clotilde não pode fazer mais mal a ninguém! (Mas aposto que será um fantasma estúpido, daqueles que põe a torneira a pingar quando estamos quase a adormecer...)

Meus amigos, acho que a resposta a este problema é muito simples: deixar de ser idiota.

Por exemplo, na questão do estacionamento.

Na minha rua há carros estacionados no passeio de tal forma, que uma pessoa tem que andar tipo caranguejo, para ir de onde eu moro até ao largo abaixo da rua, de lado. Esses carros são lá estacionados por imberbes sem qualquer tipo de respeito pelos outros, pelos seus vizinhos e por eles próprios. Essas bestas não têm qualquer tipo de consideração por pessoas com cadeira de rodas ou carrinhos de bebé, que têm que ir pela estrada. Esses grunhos não são capazes de procurar, durante 5 minutos da sua vida, outro sítio para estacionar. Esses cancros da sociedade ainda ficam, depois, muito chateados porque foram multados. Esses nabos não querem andar durante 10 minutos do estacionamento legal até suas casas.

Mas está tudo bem.

Porque o que importa é chatear o outro.

E disso, meus amigos, teremos sempre superávit nas nossas contas públicas. TM

1 comentário:

  1. Acho que és boé engraçado, so que a um problema.
    Tu escreves post's de 50 linhas, o que as pessoas não têm muita paciência para ler, mais é so uma dica.

    ResponderEliminar

Comentar aqui. Vá, nós não mordemos. Às segundas, pelo menos.