Uma das recordações mais antigas( e a primeira no cinema) foi de estar no cinema do Centro Comercial "Colombo", corria o ano de 1999, a ver precisamente Toy Story 2. Lembro me de várias cenas do filme a serem projectadas para o ecrã e, curiosamente, sempre que vejo o filme acompanhado, opto por lançar o desbloqueador de conversa: " Quando fui ver o filme ao cinema foi aqui o intervalo e o meu pai foi buscar pipocas!"
Não sei porque tenho estas recordações ( não só de cinema. Tenho memórias para coisas muito estranhas...Quem me conhece pode confirmar.) mas talvez por ter gostado do filme. Aliás gostado é ser modesto. Adorei o filme. Mas vamos começar pelo principio porque antes do Toy STory 2 Houve o Toy Story.
O filme foi uma revolução no cinema pois foi a primeira vez que um filme foi totalmente animado por computador. Mas fez mais do que isso. Contou uma história e entrou na mente e nos sentimentos de quem o viu. E foi aí que a Pixar começou esse seu poder.
Duas gerações viram o filme e com eles o filme mexeu. As crianças ( pelo menos comigo) começaram a dar mais respeito aos brinquedos e vigiavam -nos só para ver se eles começavam a comunicar uns com os outros. Lembro me nitidamente de colocar os meus brinquedos em determinadas posições e decorá-las só para ver se quando chegasse ainda estavam assim. Muitas vezes parecia que não, que "O Playmobil estava de barriga para baixo!!" ou " Este Action Man e esta Barbie não estavam tão juntos!".
Os adultos, por sua vez, poderam ver o filme, analisar o que estava lá sub entendido e também voltar a ser crianças e lembrarem-se dos seus próprios brinquedos, tendo os ou não ainda guardados.
Antes de mais quero só agradecer aos tradutores portugueses por não terem mexido no titulo e terem cometido o erro de lhe chamar " A História dos Brinquedos". Até porque em Portugal temos equipas de tradução de filmes e de dobragem excelentes e por isso sempre que posso, nos filmes de animação, opto pela versão portuguesa.
Mas, por vezes no que toca a titulos de filmes, a coisa já não vai tanto por aí. Os filmes da Pixar nunca tiveram esse problema. Mas outros filmes que podiam ser traduzidos à letra ou não serem traduzidos à letra. Por exemplo para o "Bee Movie" podiam ter arranjado melhor tradução do que " A História de uma Abelha". E para o brilhante último filme da saga Shrek fizeram a barbaridade de chamar "Shrek para Sempre"( embora neste eu seja o único com esta opinião)
Mas já estou a fugir do tema portanti deixem me prosseguir.
4 anos depois de " Toy Story" a Pixar lançava uma sequela para o afamado filme de 1995. Em 1999, no esplendor dos meus 7 anos fui ver ao cinema, já que o primeiro saíra quando eu ainda era bebé. Acredito que este até tenha sido dos primeiros filmes que fui ver ( o primeiro que me lembro foi o filme dos Rugrats).
Resultado : ainda gostei mais do que do primeiro. E se o primeiro não tinha falhas, este corrigiu as falhas que não existiam no primeiro. A História, a animação, as personagens, estava tudo perfeito. Lembro me que saí maravilhado nessa tarde. Como se Woody, Buzz Lightyear e companhia fossem os meus brinquedos. E vejam bem a intensidade de um filme de animação para provocar num puto de 7 anos como eu ,que não via mais do que Pokemon na televisão e metia os brinquedos dentro do lavatório para fingirem que estavam numa piscina ( crucifiquem me se quiserem mas devo ser a unica pessoa da minha faixa etária e de outras mais acima e mais abaixo que nunca viu um único episódio completo de Dragon Ball). O dia em que me ofertaram o VHS, no meu 8º aniversário, do filme (que tinha o teaser trailer de mais uma obra prima "Monstros e companhia") rejubilei. Borrifei me para quem estava na festa e fui ver o filme lá dentro sozinho.
Há coisa de 3 anos, estava muito bem na Wikipedia quando me passa pelas retinas, na página da Pixar, 3 palavras que me puseram uma sorriso pregado à cara o resto do dia:
" TOY STORY 3"
Até chorei e teve de ser a minha mãe a esbofetear me para parar, e me fazer um homem. EU fi-lo e quando ela saiu de casa comecei a gritar como uma menina.
Tinha acontecido! A Pixar ia fazer uma segunda sequela para dois dos meus filmes de sempre! Imediatamente pensei o que penso sempre que fazem sequelas para filmes que adorei:
" Ou é excelente ou é uma ganda merda"
Nesta caso não há meio termo! Mas encho me de esperança de que se conseguiram acertar duas vezes, conseguem acertar uma terceira.
O filme estreia amanhã. E eu chibatava me se não o fosse ver no dia de estreia. Esperei os 11 ultimos anos para o ver. E sei que amanhã me vou sentir de novo uma criança apesar de estar a 4 meses de legalmente ser adulto. Amanhã vai ser um regresso ao passado durante o presente para que no futuro possa lembrar me do ontem ( epá que profundo!! ATé me deu um arrepio!)
Por isso:
"SAIAM ME DA FRENTE, PUTOS!! TOU HÁ 11 ANOS À ESPERA PARA VER ESTE FILME!!" DC