Citando o o Nuno Markl: " Agora que já tive o meu pequeno sonho húmido( para os mais pequenitos: um sonho húmido é quando vais beber água num sonho e cai-te uma carga dela em cima.Claro que eventualmente vocês vão perceber que não é, mas pronto.) vamos em frente".
Faz hoje uma semana que fui pela primeira vez à Festa do Avante. E digo-vos só que não tem nada masmo mesmo nada a a ver com o que eu imaginava. Pelo que me contaram, eu imaginava a Festa do Avante como um sitio onde a malta se juntava para beber alccol até cair para o lado e fumar kilos e kilos de droga. Mas não é. Pronto é. Mas é mais do que isso. O espirito; o cheiro a bifanas; os ovos moles;o entertenimento; o aglomerado de pessoas que existe em certas alturas, fazendo da respiração uma tarefa mais dificil; dois dos membros deste blog a aparecerem na SIC Noticias. Tudo isto e muito mais.Para quem nunca foi digo-vos só que o slogan da Festa é verdad: "não há festa como esta". E aconselho-vos a todos a ir.
Ora se bem se lembram, no dia 5 de Setembro, choveu como o caraças. E dia 5 foi exactamente o primeiro dia da festa. Portanto : chuva + 1º dia da festa do avante = Centenas de pessoas a apanhar uma molha dos diabos.
Pois é, a minha primeira experiência avantal( hehe avantal! Tá giro!) foi ver milhares e milhares de pessoas a fugir com guarda-chuvas abertos, com mãos na cabeças a escapar à chuva. E apesar de chegarmos todos encharcados a casa e todos engripados e com as EP´s empapadas foi um dia espectacular. Mas houve pessoas que aproveitaram a chuva. Primeiro porque que facturou mais dentro da festa, não foram as tascas com bifanas nem as de shots, mas sim os senhor que vendiam gabardinas( ou gabardines) a 1 euro.Mas também numa das entradas estava um senhor chinês a vender guarda-chuvas. E é a isto que eu chamo, meus amigos, um excelente timing para o negócio. E é por estas e por outras que a China detém o poder sobre o mundo do comércio.
O Sábado foi bastante mais agradável. Para começar não choveu e estava um bonito sol( neste caso O bonito sol porque ainda não se conhece mais nenhum.) e pude apreciar muito melhor a festa. Cheguei também à conclusão que foi o dia com mais gente porque a dada altura eu estava com intenções de ir ver os Da Weasel. E até ia se me conseguise mexer no meio da multidão. Porque quem não está lá não tem mesmo a noção da quantidade de pessoas que lá estão. São muitas pessoas, Mesmo mesmo muitas pessoas. E pronto ouvi os Da Weasel lá mesmo do fundo. Olha,ouvi a Cumpanhia Algazarra que já é muito bom.Também descobri que, apesar de ser uma festa do PCP, não só os preços são espectacularmente( no mau sentido) caros mas também que se estão a render a pouco e pouco( Se constroi um grande amor!!!!! Com coisas tão pequenas e banais!!!! Desculpem não resisti. Um abraço para o José Cid) ao capitalismo. Isto porquê? Porque estava lá uma T_lepizza. E já me disseram que em anos anteriores que lá havia B_rger K_ng e também P_zza Hut. Se bem que pode haver uma explicação. Com já disse, a Festa do Avante é organizada pelo Partido Comunista. Mas eu tenho a impressão que para aí 40 por cento das pessoas que lá estava não é do PCP. E eles acham que há a necessidade de agradar a essas pessoas. E pronto pode ser isso.
Domingo foi, na minha opinião, o melhor dia. Não só por ser o mais divertido( em vários parâmetros)porque aparecemos, eu, o TM e mais alguns camaradas, mas também por ter sido o dia em que fiza melhor compra de toda a festa:
Um Spongebob ginasta. Perguntam-se vocês: " Mas este parvo foi comprar isto porquê?"
Eu comprei-o porque em criança eu tinha um boneco destes( mas em vez de ser o Spongebob era o Pinóquio). Um dia eu deixei-o cair ao chão. Sem me preocupar apanhei-o. E mais uma vez ele fez uma acrobacia. Sò que desta vez foi para fora do brinquedo. E a partir daí tentei encontrar outro coiso destes mas nunca encontrei. Até Domingo. E é por isto que vou ficar sempre grato à Festa do Avante.
Para quem nunca foi, dou 2 conselhos:
1- Nunca gritar "PSD" nem outro partido qualquer, sob o risco de lesões graves ou até a morte
2: NUnca ver os Xutos e Pontapés na fila da frente
Ora bem,não me atrevi sequer a fazer a primeira. Mas fizemos a segunda. E só vos digo uma coisa, se a sorte não estivesse do meu lado, eu podia ter saido de lá sem boné, sem óculos( ou se saisse na mesma com eles podiam estar em muito mau estado) e com escoriações graves. Isto porque havia grupinhos que se armavam em atrasados( eles não se armavam, eram mesmo atrasados) e empurravam os da frente. E lá tinhamos nós que nos desenvencilhar à cotovelada, o que às vezes não é muito bom, porque quando o fiz as raparigas bêbedas que estavam atrás de mim me puxaram pela t-shirt e eu caí de cu no chão. Essas mesmas raparigas( que eu não conhecia de lado nenhum) já se empoleiravam nos meus ombros e esfregavam as mamas nas minhas costas( continuo a achar que uma delas mais um bocadinho e subia às minhas cavalitas. Claro que não me estou a queixar de nada disto!). Por isso acho que tivemos sorte em sair dali vivos.
E pronto acabou o post sobre a Festa do Avante. Para o ano há mais. Fiquem agora com algumas fotos da festa e até á próxima.O agora camarada DC
PS:Eu sei que a imagem da batata não tem nada a ver com a Festa mas achei-a muito engraçada.DC