25/07/08

"How about a magic trick? I'm going to make this pencil disappear!"

Fui ver ontem o "The Dark Knight", o segundo filme do Batman de Christopher Nolan e o último filme completo de Heath Ledger (que neste filme faz o estrondoso papel de Joker. Mas já falamos nisso). O filme em si é talvez das melhores coisas que vou ver este ano, e compensa bem a desilusão de "The Happening", visto há coisa de duas semanas pela minha pessoa (crítica abaixo). Não digo que mereça o 100% mas acho que merece bem o 95% do Rotten Tomatoes.

Quer o Batman (performizado por Christian Bale que interpreta o Cavaleiro Negro de uma forma estrondosa e - custa a admitir dada a minha "fãzidade" em relação a Tim Burton - muito melhor que Michael Keaton), quer o Joker (Heath Ledger), quer o Two-Face (Aaron Eckart), estão todos estrondosamente bem criados e bem interpretados. A realização é fabulosa, a fotografia também, mas é a interpretação que salta para a vista: principlamente o Joker.
O Joker é dos melhores vilões do mundo da Banda Desenhada - uma mistura de palhaço com psicopata assustador muito bem conseguida. A interpretação de Ledger é extremamente boa e muito bem conseguida, muito diferente do "Batman" de 1989 (apesar de aqui eu não ceder e continuar a achar o Jack Nicholson o "verdadeiro" Joker), mas nem por isso menos negro ou psicopata - antes pelo contrário. Este Joker transpira negro e consegue produzir os maiores calafrios em determinadas ocasiões, mas sem nunca perder o espirito "palhaço" que já lhe é característico desde a BD da Primavera de 1940.

Partes favoritas do filme? Talvez logo o início com o assalto ao banco da máfia. Ou a parte da perseguição de mota. Talvez também o estrondoso final propício a uma sequela. A minha classificação? A mesma que a do Rotten Tomatoes: 95% para o filme, 100% para os três actores referidos. TM