16/06/08

Senhora e senhores, meninos e meninas, bebés, animais, pedras, germes, ácaros, átomos, pó: O melhor post do DC chegou!!!!

Pois é ,cá está ele. Primeiro quero dizer que este post é o melhor dos meus posts apenas a meu ver, porque foi o que mais gozo(até hoje) me deu fazer. Por isso, sem mais demoras, vamos lá a isso.Aviso: este post vai ser tremendamente grande.

Como alguns sabem eu sou o único membro deste blog que tem Latim na escola. É certo que foi por engano, já que eu queria escolher Geografia. Mas foi daqueles enganos a que eu tenho de agradecer a quem faz com que tudo aconteça porque acabei por ver que o Latim não é tão mau como o fazem parecer. Eu posso até dizer que o que dou nestas aulas para mim é latim( vá lá! esta foi gira!Não foi? Pois realmente não foi...)

Sei traduzir textos, sei passar de latim para português e vice versa, sei conjugar verbos e outras coisas( meus amigos ,vocês não sabem o que é a vida até passarem EM LATIM uma frase na voz activa para a voz passiva). E até compreendo a matéria e tenho boas notas. E depois destes 9 meses a aprender latim eu cheguei a várias conclusões. A primeira é que o latim não é, de maneira nenhuma, uma lingua morta. Nem por sombras. Isto porque a única coisa que o latim não tem , é ser uma lingua oficial de um pais( e mesmo assim é, porque o Vaticano é considerado um país.Com 200 habitantes mas é). Todos nós, falantes da Lingua portuguesa, falamos latim a toda a hora( talvez pelo facto de sermos uma lingua latina. Ainda não sei. Hei-de investigar). Não só nós mas também outras linguas como o espanhol, o francês, o italiano(como é óbvio vocês já sabiam desta)

A segunda conclusão é que é mesmo verdade que o latim nos rodeia, em toda a parte a toda a hora( mais ou menos como Deus). E há 10 meses eu não fazia ideia que o latim estava presente no mundo e achava que era uma lingua morta. Hoje não penso assim. Querem ver porquê? Vejam alguns exemplos:

Cavalo = Equus ( Equideo, equestre e equitação diz vos alguma coisa?)

Omnis, Omne= Todo( Omnipotente e omnisciente diz vos alguma coisa?)

Abelha=Apicula,Apiculae(Apicultura diz vos alguma coisa?

Olho=Oculus, Oculi( Óculos diz vos alguma coisa?)

Cidade=Urbs, urbis( urbano e urbanização diz vos alguma coisa?)


E este são só alguns exemplos. Existem muito mais. E por isso considero que o Latim não é um a lingua morta. Digamos que é uma lingua zombie.

Mas não vemos apenas palavres derivadas do Latim. Temos certas expressões que são mesmo expressões latinas. Para já a (In)Justiça está cheia de expressões em latim. E o que me dizem do "Curriculo de vida"( curriculum vitae. O v não se lê. Os romanos não tinham a letra v. Portanto lê-se uita.)? Então e o verbo ouvir( audio ) e o verbo ver( video)?

Mas vemos isto também nas marcas de alguns produtos. Quem não gosta de um bom chocolate Marte ou um gelado Grande?E há muita gente que se lava com champôs da Fruta
E bebam também muita água, sendo que uma das marcas é a Água Vital
Para terem uma pele mais macia usem o creme Branco

Para além disto, ao longo destes 9 meses do estudo do Latim, cheguei a algumas conclusões em relação a algumas palavras. Sendo que existem algumas muito, digamos, comprometedoras.Vejam lá algumas:

Sabem como se diz dinheiro em latim?"Dinero, talvez" dizem alguns. Mas não! Dinheiro em latim diz se ... mamona!!! E esta hein?O que acham? Não era tão giro um diálogo na Roma antiga entre um amigo e uma amiga deste género?:

-Epá comprei um frigorificus no outro dia e não sei como o vou pagar. E agora o que é que faço, Tulia?
- Epá( expressão totalmente latina) se precisares eu empresto-te
-Emprstavas-me mamona?
-Claro que sim, Sexto( este nome era popular na Roma Antiga). Sempre que precisares de mamona, cá estarei para te ajudar.

É bonito não é? Então e sabem como se diz bola( aquela com que se joga) em latim? Pois é, os nossos amigos romanos jogavam com uma....pila!!!
Imaginem lá um relato nessa época?:

Relatador: E lá vai a equipa de Roma a preparar-se para o contra ataque! Ricardus Carvalhus passa para Bosinguus. Bosinguus esquiva-se do adversário e faz o passe para Pepus. Pepus tenta o ataque... E O CORTE DOS ETRUSCOS!!! Os etruscos conseguem tirar a pila aos jogadores de Roma! E vai o remaaaaaate.... E QUE GRAAAAAAAAANDE DEFESA!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DE RICARDUS!!!!!!!!!!!Ricardus consegue agarrar a pila com as mãos!!!!

Bem, esta aqui foi...bem proseguindo.

Sabem vocemeces como se chama, em latim, a uma senhora idosa que ja não pode ter filhos? Chamavam a essas senhoras....anus!!!!

Anus! Que curioso! Mas isso não é o sitio de onde vem o...? Okay, imaginem mais uma situação:

-Mamã, Mamã! Olha uma anus!
-Joãozinhus! Que mal educadus!
-Mas é verdade! Esta ali a dona Lucrécia!

Vamos a mais uma? Óptimo!

Como se diz, em latim, bainha da espada?( e esta é a minha favorita.)Diz-se simplesmente... vagina!!!!!!!( não me interessa se se lê vaguina. É vagina e pronto. Tá dito!)
A bainha da espada era onde se colocava a espada. Imaginem alguém que se esqueceu da espada em casa:

-Fogus, pá! Esqueci-me daquela porcaria em casa?E agora, O que faço Claudia?
- Olha não sei
- Epá, deixas-me por a minha espada na tua vagina?

Ok isto já é exagerar.E para terminar o post vejam estes 2 verbos. O verbo fazer(Facio. O C, em latim, mesmo que esteja ao lado da letra "e" ou " i ", lê-se sempre "quê".) Reparem como se diz: Faquio. Digam lá o que parece? Não é giro?Então e o que me dizem do verbo jogar? Diz-se puto( mas só a primeira pessoa do presente) e na segunda pessoa diz-se putas( ISTO É LATIM! NÃO ME CHAMEM ORDINÁRIO. CHAMEM AOS ROMANOS!NÃO A MIM! ESTÁ BEM?)

O melhor post chega portanto ao fim. Espero que tenham gostado. Se puderem deixem a vossa opinião no chat. Esperem a partir de hoje mais posts, visto que já estou de férias.DC

POst Scriptum( Isto também é Latim!):Se se sentiram decepcionados com este melhor post mandem um mail para yananaphone@hotmail.com ou falem no chat. Mandem as vossas criticas. Eu não me importo.