Duma forma que nada se relaciona com o inicio do novo ano, este post vai falar de curiosidades médicas. Vai ser uma espécie de cruzamento entre os meia dúzia de nada, um doutoramento em medicina e bílis, muita bílis.
Quanto tempo dura realmente a digestão?
4 a 12 horas é o tempo que demoramos a digerir um bolo rei, por exemplo, sendo as frutas (cristalizadas ou não) os viajantes mais rápidos na estrada intestinal, partindo do principio claro que não se deparam com nenhum pedaço de carne a obstruir o caminho, já que este tipo de alimento demora por vezes dias inteiros para ser...expelido.
O que provoca uma ressaca? (Esta já vem um bocadinho tarde)
Para além de um evento que mereça ser festejado, esquecido ou apenas porque se sofre de um problema de alcoolismo, as ressacas acontecem quando as toxinas do álcool passam para o sangue. Para evitar esta grande dor de cabeça é preferivel ingerir bebidas de cores menos escuras, o que significa que têm menos toxinas, e não esquecer da lendária aspirina com muita água.
Só mais uma para acabar em grande!
Porque é que o cocó é castanho?
Advinharam devido á bílis! A bílis segregada pelo figado junta-se á comida que acabou de sair do estômago numa rave castanha-esverdeada.
Vários médicos sugerem que se veja o cocó como um indicador do que se passa no nosso corpo.
Se for verde, sim eu disse verde, significa que a comida passou muito rapidamente pelos intestinos ou que ouve digestão de alimentos azuis ou pretos.
Se o cocó (não me canso de escrever esta palavra) for branco significa que a bílis não está a entrar na festa e é melhor avisar um médico.
Cocó vermelho pode signifcar que têm sangue no intestino ou simplesmente que comeram beterraba.
Se fôr preto quer dizer que estão a tomar ferro ou que a úlcera no estomago rompeu outra vez.
É tudo por hoje não se esqueçam de examinar o vosso cocó, beber muita água e ter cuidado com a digestão.Dr.BT