06/09/07

Porfeçores oberigados ah mustrarem ce sabem escrevere protuguês

Encontrei isto hoje no Jornal de Negócios:

"Os professores que terminaram os seus cursos e queiram dar aulas nas escolas públicas vão ser obrigados a provar que sabem escrever português e que possuem raciocínio lógico. Estes são apenas dois dos parâmetros que o Governo quer ver testados na prova obrigatória de avaliação de conhecimentos e competências introduzida no âmbito do novo Estatuto da Carreira Docente (ECD).
De acordo com a proposta de decreto regulamentar sugerida pelo Executivo e apresentada aos sindicatos, a prova será composta por três componentes diferenciadas. Num primeiro momento, os candidatos sujeitam-se a um "exame" escrito - igual para todos - que se destina a avaliar "o domínio escrito da língua portuguesa, tanto do ponto de vista da morfologia e da sintaxe, como da clareza da exposição e organização das ideias. Por outro lado, a "capacidade de raciocínio lógico necessário à resolução de problemas", os "conhecimentos e a capacidade de reflexão sobre e funcionamento da sala de aula, escola e sistema educativo", serão igualmente avaliados nessa altura."


E eu concordo. Alguns de vocês já não estudam, não sabem. Mas quando algumas professoras, que é suposto ensinarem, dão gaffes gigantescas, o caso é grave. TM