01/08/07

Os Escuteiros (ou "Porque raio o TM não gosta muito deles")

(Antes de começarem a ler este post, peço a todos os Escuteiros que me perdoem pelas palavras que se seguem. Tu também, BT... ou melhor, tu principalmente, que és dos/as poucos/as Escuteiros/as porreiros/as que eu conheço)

Os Escuteiros. Guardiões da Mãe Natureza. Fazedores de Nós. Senhores das canções. Masoquistas dum raio.

Para começar, quero apenas dizer que, o facto de eu não ser religioso, não tem nada a haver com o facto de não gostar de Escuteiros. Porque já me disseram, não sei se é verdade ou mentira, que há Escuteiros que não têm "afiliações" com a Igreja. Mais, eu estou, neste post, a tratar os Escuteiros como Escuteiros com "E" grande porque, dentro daquilo que eu vou dizer, para minimizar os danos. Mas vou parar com isto agora. E quando digo danos, refiro-me a mim mesmo. Não quero amanhã acordar com um bando de escuteiros com grandes mocas na mão e a cantarem coisas como "Vamos dar pancada neste senhor! Mumbaiá!". Não era pela pancada, porque eu sei que os senhores do hospital (desde que nenhum deles seja ou tenha sido escuteiro) iam ser cuidadosos, era pelas canções que eles cantariam. Eu acho que não suportaria isso.

E, que os ataques comecem!

Guardiões da Mãe Natureza.

Uma vez disseram-me que os escuteiros eram os "Guardiões da Mãe Natureza". Existem muitas contradições aqui, sabem? Primeiro porque o escuteiro que me disse isto é religioso. "Mãe Natureza". Geia. Divindade Pagã. Ora, a última vez que eu verifiquei, os católicos não apreciavam muito as pessoas pagãs. Coisas deles. Então, porque é que raio é que um escuteiro religioso haveria de dizer que guardava uma divindade pagã?
E mais! Não existem Guardas Florestais? Não são os escuteiros que fazem fogueiras (que, já agora, poluem um poucochinho)? E como é que se guarda uma senhora tão grande como a senhora Geia? Mais! Eles treinam-se supostamente para sobreviver no meio da Natureza. Mas, a última vez que eu reparei as mochilas deles ainda eram grandinhos! Acho que cabe lá um fogãozinho daqueles de campismo! E em que situações é que um escuteiro fica perdido nos dias de hoje? Há GPS's malta! se quiserem ir para o mato acampar no meio do nada, levem os telemóves que, a maior parte, já dá para localizar o McDonalds mais perto de vocês!

Fazedores de Nós.

Nos escuteiros aprende-se a fazer nós. Isso mesmo, nós. E, conheço um escuteiro (este bem decadente) que se inscreveu nos escuteiros para aprender a fazer nós. Mas, não seria equivalente se esse escuteiro se inscrevesse num desporto (tipo escalada, por exemplo) ou na marinha ou noutro sítio qualquer? A meu ver, o efeito era o mesmo e não tinham de ficar vestidos com roupas horríveis!

Senhores das Canções.

é uma das coisas que me irritam profundamente nos escuteiros. As canções que eles cantam. é daquele tipo de coisas que uma pessoa olha e fica a pensar naquelas três palavrinhas inglesas que eu só vou pôr as iniciais: WTF! E essas mesmas canções não é pela músicalidade, é mesmo pela letra (surpresa!) e pelas coisas indecifráveis que (não) se percebem quando eles cantam em grupo. Eu, pessoalmente, percebo coisas como "Eles mnmnffghj Senhor! Mumbaiá!". Não sei o que é! Mas isso só acontece quando está um grupo de escuteiros a cantar. Quando é só um até percebo, mesmo que na minha mente ateia, algumas das canções não façam sentido à mesma.

Masoquistas dum raio.

Não sei se já viram o equipamento dos escuteiros, e não estou já a falar da feíura do equipamento, o que levou ao "ditado": "Os escuteiros são putos vestidos de parvos em que os seus líderes são parvos vestidos de putos". Não estou a falar disso. Falo mesmo do equipamento ser quente comó raio! Isso é masoquismo, meus amigos, masoquismo! Isso e o facto de eles fazerem aquelas caminhadas gigantescas, quer esteja calor, quer esteja frio! Isso é horrível!



Foram as críticas aos escuteiros (e sim, eu sei que hoje é o dia em que se comemoram os 100 anos do escutismo), cortesia de um amigo. TM